Essa indagação incomoda-me em duas partes. Primeiro ao usar a palavra ALUNO. Prefiro que seja a palavra ESTUDANTE!
Segundo porque tenta achar CULPADO! Embora até poderia ser válido, mas ninguém quer levar essa "Culpa".
Então vamos falar em motivos, através de um pesquisa de campo que fiz com alguns estudantes próximos a mim!
Todos relatavam dificuldades em Matemática. E aí fiz algumas perguntas padronizadas a todos:
Pergunta 1. Você considera que realmente estudou Matemática?
Todos responderam não. Alguns titubearam em responder, mas depois confirmaram o "Não".
Em todos os casos, eu contextualizei o "Estudar":
A) Você leu todos os conteúdos que o professor passou? Seja no caderno ou no livro?
B) Fez todas as atividades (exercícios e pesquisas) que o professor passou?
C) Você tirou dúvidas do que não entendeu ou dos exercícios que não conseguiu fazer?
D) Buscou informações em outras fontes de estudo (Youtube, Google, IAs, Sites, outros livros didáticos, PDFs, Slides)?
E) Fez exercícios ou simulados em outros sites?
Pergunta 2. O seu professor ensina bem?
As respostas foram divididas no início (Metade: Sim. Metade: Não).
Contudo, fiz algumas perguntas auxiliares e os que tinham respondido Sim, MUDARAM para o Não. Ou seja, TODOS disseram que o professor não ensina.
Essas foram as perguntas:
A) O seu professor orienta-lhe a procurar mais informações em outros meios de conhecimento sobre o assunto?
B) Ele passa lista com repetição dos exercícios dos quais você teve mais dúvidas?
C) Ele inscreveu você em algum site de estudo on-line (tipo Khan Academy, Google Classroom ou Microsoft for education)?
D) Disponibilizou exercícios online extras?
E) Ele faz simulados ou testes regularmente (sem valer "nota") para saber como está o andamento seu e de cada colega?
F) Realizou atividades diversificadas, como jogos de raciocínio lógico (físicos ou on-line)?
G) Ele sugeriu pesquisas sobre temas que despertem o encantamento pela Matemática, como por exemplo: Matemática e artes, Matemática e economia, Matemática e avanço humano?
Então... após as respostas a essas perguntas, todos disseram que não.
A observação que faço é que há professores bons em explicar e dar aula... Contudo, isso não é ensinar.
Ensinar só se concretiza com a certeza que houve aprendizagem. E sem ferramentas e estratégias, essa aprendizagem não existe! Apresentar conteúdos, não é ensinar! Explicar métodos de resolução não é ensinar!
Ensinar é processo. Envolve estimular a curiosidade. Propor a pesquisa. Estudar e aplicar métodos. Propor "beber" em outras fontes. Propor atividades extras. Usar tecnologias. Conhecer o perfil do estudante. Estimular o crescimento...
E fiz outras perguntas, que compartilharei em outras postagens.
Contudo, deixo aqui um livro de presente. Quem interessar, é só chamar no privado ou pedir pelo e-mail: ativamenteonline@gmail.com
Comments