Nos vestibulares você pode e deve tentar fazer a prova toda. Contudo o grande segredo é fazer os problemas que lhe darão duas vantagens: Gastar menos tempo e fazer mais pontos. E isso é possível.
A capacidade de realizar questões, por mais simples ou complexas que sejam, de cada estudante é variada. É possível que você consiga sobressair bem uma questão difícil. Contudo a mesma pode tomar bastante tempo, causando estresse e até desânimo em relação à prova. Levando em conta também o tempo para realizar a prova, que lhe dá cerca de 3 minutos em cada questão.
Então o que você deve fazer, baseado em seus conhecimentos prévios sobre os conteúdos, é realizar as questões nas quais você sente confiança e que domina o conteúdo. É uma análise pessoal. Contudo, quando essas avaliações são elaboradas, a banca pré-determina a dificuldade dessas questões, baseado na sequencia natural dos conteúdos na grade curricular de Matemática.
Por exemplo, uma questão em que você deve reconhecer o nome de uma figura geométrica é mais simples que outra na qual deve aplicar conhecimentos sobre áreas sombreadas de figuras sobrepostas.
Procure ler a questão, caso veja que pode “agarrar” um pouco na mesma, deixe-a para depois.
Não há uma receita, ou seja, uma sequência pré-estabelecida, desses níveis de dificuldades.
A seguir apresento uma ideia, um cronograma que começa pelas questões de Matemática Fundamental, cabendo a você a decisão de segui-lo ou não.
1 – Situações que envolvem aritmética básica, com operações fundamentais dos conjuntos numéricos;
2 – Situações que envolvem modelagem matemática, que podem ser resolvidas através de equações ou sistemas de primeiro grau;
3 – Geometria plana ou espacial básica (áreas, perímetros e volumes);
4 – Gráficos de dados e tabelas. Os que requerem apenas análise dos dados e tomada de decisão.
5 – Razão simples, regra de três e porcentagem simples.
6 – Média aritmética simples moda e mediana.
Em outras palavras, não resolva as questões na ordem em que aparecem na prova. O segredo é pontuar e quanto mais questões você acerta em menos tempo, melhor.
Outro fato que se deve levar em consideração está é que alguns vestibulares as questões mais simples valem mais pontos, como no caso do ENEM.
O INEP, órgão do MEC responsável pelo ENEM adota um sistema chamado de Teoria de Resposta ao Item (T.R.I). Esse sistema adota parâmetros que pontuam com mais pontos as questões mais simples.
Comments