Ensinar a Matemática, além das contas e de forma interdisciplinar: Realidade ou utopia?
Que seja a utopia que eu carrego. Mas acredito e digo que isso é possível.
Na minha área, gostaria de ver a Matemática como "segunda" disciplina em outros conteúdos escolares.
É uma ideia até simples, mas que precisa de Organização e Planejamento bem articulados.
Vou dar alguns exemplos de baixa complexidade e de fácil entendimento.
E a partir disso, um horizonte se abre para mil situações.
1. Em uma turma, a professora de Geografia que ensina sobre os países europeus. Entre os dados dos países tinham assuntos relacionados ao PIB, Renda Per Capta, IDH...Esse assunto pode ser abordado em Matemática também, quando estuda-se Grandezas Proporcionais.
2. Nessa mesma turma a professora de Artes trabalhava o artista Da Vinci. Todos sabem que Da Vinci é autor da obra de arte Monalisa (La Gioconda), que tem traços da proporção áurea, apresentada na sequência de Fibonacci. Esse conteúdo também está relacionado com Grandezas Proporcionais.
E posso dar outros 998 exemplos com essa abordagem, pois sou especialista e defensor dessa área.
E sei da importância e impacto de uma aprendizagem significativa e contextualizada na vida dos estudantes.
O estudante pode perder a crença de que só vê Matemática na aula de Matemática. E que a disciplina só serve para queimar neurônios e abaixar sua média escolar.
E ainda, pode ter a visão do conhecimento como algo interligado a vários campos, áreas da vida e do pensamento humano.
E com isso, aproximando Matemática de outras áreas, temos a possibilidade de aumentar o gosto de estudar, aprender e aplicar no cotidiano.
Matemática combina com tudo.
Aliás, "tudo combina com tudo". Matemática com Geografia, Geografia com História, História com Inglês, Inglês com Português, Português com...
Wemerson Oliveira.
Professor de Matemática e criador desse portal.
Autor de ebooks e produtor de mídias digitais.
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