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Monalisa é uma proporção áurea, de Fibonacci

A Mona Lisa, a icônica obra-prima de Leonardo da Vinci, é uma verdadeira síntese da arte e da matemática renascentista. Esta pintura é notável por sua riqueza geométrica e suas relações com a Sequência de Fibonacci, o Retângulo de Ouro e a Espiral resultante.


A geometria do quadro da Mona Lisa coincide com a proporção áurea e a espiral de Fibonacci. A proporção áurea, conhecida por sua estética agradável, está presente na relação entre a estatura de uma pessoa e a distância do umbigo ao chão, bem como na relação entre a distância do ombro à ponta dos dedos e a distância das pontas dos dedos ao cotovelo.


Essa proporção é fundamental na arte e na arquitetura, criando uma sensação de equilíbrio e harmonia visual.


A Espiral de Fibonacci, por sua vez, é derivada da Sequência de Fibonacci, uma série matemática em que cada número é a soma dos dois números anteriores.




Quando essa sequência é usada para criar um retângulo de ouro, uma espiral conhecida como a Espiral de Fibonacci é formada. Essa espiral tem uma relação intrincada com a proporção áurea e aparece em muitas formas da natureza e da arte.


Portanto, na Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a riqueza da geometria revela-se como uma interseção harmoniosa entre a Sequência de Fibonacci, o Retângulo de Ouro e a Espiral de Fibonacci.


Essa relação adiciona uma camada de complexidade matemática à já enigmática obra-prima que continua a fascinar e intrigar o mundo até os dias de hoje. É uma demonstração brilhante de como a mente de um artista renascentista poderia unir a estética e a matemática de maneira surpreendente e atemporal.



Monalisa e Fibonacci Razão de Ouro
Monalisa e Fibonacci

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