top of page

Another brick in the Wall

Pink floyd: Another Brick in the Wall: https://g.co/kgs/NVjvgH



A base de um tijolo é um quadrilátero.

Da escola também: Mesmo material, mesmo professor, mesmo conteúdo e mesma avaliação, para uma determinada turma.


Mas será que todos os estudantes precisam ser formados como "apenas um tijolo no muro?"


Embora as escolas, por sua obrigação pedagógica e curricular, sigam um padrão no ensino, com turmas recebendo o mesmo conteúdo, material didático e avaliações uniformes, existe um potencial significativo para ultrapassar essas fronteiras.


Ao incorporar atividades diversificadas, estimular a curiosidade, promover pesquisas contextualizar o aprendizado e explorar a tecnologia e temas sociais, é possível desenvolver habilidades e estimular conhecimentos distintos.


Os estudantes, ao serem encorajados à autonomia, podem buscar conhecimentos de formas diversas, utilizando recursos do cotidiano e explorando sua criatividade.


O envolvimento dos familiares, através do estímulo à leitura, passeios históricos e acesso a itens que enriqueçam as formas de aprendizagem, contribui para quebrar os limites tradicionais da sala de aula.


Educadores, escola, estudantes e familiares têm a oportunidade de fazer uso racional de celulares e tecnologia, transformando essas ferramentas em facilitadores, estimuladores e até mesmo instrumentos de acompanhamento e aprimoramento da educAÇÃO.


Essa abordagem inovadora abre novos horizontes de aprendizagem, visando evitar que os estudantes se tornem meros "tijolos no muro", moldados uniformemente, sem compreender o verdadeiro propósito da educação e a personalização de seus sonhos e projetos de vida.


A escola, longe de ser apenas um espaço de reprodução de conteúdo, torna-se assim uma fonte inesgotável de aprendizado, sonhos e busca pela felicidade, transcendendo os limites convencionais e construindo uma educação que vai além das paredes da sala de aula ou dos muros da sociedade.



________________________

Wemerson Oliveira.

Professor de Matemática.

Produtor de mídias digitais.

Autor de livros de conhecimentos, estratégias pedagógicas e ficção.

Coordenador do projeto ATIVAMENTE.


Posts recentes

Ver tudo

Proibição de Celular em Escolas

A proposta do Ministério da Educação (MEC) de proibir o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Brasil surge como um alerta...

Comments


  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Amazon
bottom of page