Pink floyd: Another Brick in the Wall: https://g.co/kgs/NVjvgH
A base de um tijolo é um quadrilátero.
Da escola também: Mesmo material, mesmo professor, mesmo conteúdo e mesma avaliação, para uma determinada turma.
Mas será que todos os estudantes precisam ser formados como "apenas um tijolo no muro?"
Embora as escolas, por sua obrigação pedagógica e curricular, sigam um padrão no ensino, com turmas recebendo o mesmo conteúdo, material didático e avaliações uniformes, existe um potencial significativo para ultrapassar essas fronteiras.
Ao incorporar atividades diversificadas, estimular a curiosidade, promover pesquisas contextualizar o aprendizado e explorar a tecnologia e temas sociais, é possível desenvolver habilidades e estimular conhecimentos distintos.
Os estudantes, ao serem encorajados à autonomia, podem buscar conhecimentos de formas diversas, utilizando recursos do cotidiano e explorando sua criatividade.
O envolvimento dos familiares, através do estímulo à leitura, passeios históricos e acesso a itens que enriqueçam as formas de aprendizagem, contribui para quebrar os limites tradicionais da sala de aula.
Educadores, escola, estudantes e familiares têm a oportunidade de fazer uso racional de celulares e tecnologia, transformando essas ferramentas em facilitadores, estimuladores e até mesmo instrumentos de acompanhamento e aprimoramento da educAÇÃO.
Essa abordagem inovadora abre novos horizontes de aprendizagem, visando evitar que os estudantes se tornem meros "tijolos no muro", moldados uniformemente, sem compreender o verdadeiro propósito da educação e a personalização de seus sonhos e projetos de vida.
A escola, longe de ser apenas um espaço de reprodução de conteúdo, torna-se assim uma fonte inesgotável de aprendizado, sonhos e busca pela felicidade, transcendendo os limites convencionais e construindo uma educação que vai além das paredes da sala de aula ou dos muros da sociedade.
________________________
Wemerson Oliveira.
Professor de Matemática.
Produtor de mídias digitais.
Autor de livros de conhecimentos, estratégias pedagógicas e ficção.
Coordenador do projeto ATIVAMENTE.
Livros: www.ativamente.tec.br/plataforma
Comments