Eu sempre fui aquele professor de dialogar com os alunos.
Sentar ao lado e extrair deles o que pensam da vida, seus sonhos, projetos, frustrações...
Alguns declararam-se que "não estavam nem aí" e comprovaram isso, deixando a vida ser algo longe de suas escolhas ou planejamentos.
Felizmente a maior parte demonstrou ter sonhos e projetos. Contudo, desses, muitos se perdem entre o querer e o fazer.
O querer tem que ser transformado em atitude. Essa transformação tem faltado.
Dá gosto ver o aluno que quer se formar, ter um bom emprego, dar boas condições para sua família, fazer grandes viagens...
Acontece que no dia-a-dia as suas atitudes não caminham na direção de seus desejos. Talvez seja a diferença entre sonho e projeto de vida.
Faltam traçar metas, meios e ferramentas para "navegar".
A travessia de um mar tem que ser planejada: rota, duração, combustível, alimentação, condições da embarcação, dentre outros!
Assim tem que ser a vida de um estudante. Se há em cada coração o desejo de fazer do estudo o "mar" a ser desbravado. Contudo, tem que haver organização e progresso (Ordem e Progresso).
Tempo de estudo, materiais, local, comportamento em sala de aula, respeito aos profissionais, dentre outros.
Quando posso e vejo necessidade, procuro orientar os estudantes nessa rota que estão tomando. Conto histórias, dou exemplos, mostro vídeos, fotos, apresento materiais, faço apelos emocionais....
E aí vejo muitos destes percebem-se na contramão das suas realizações. Há casos de estudantes que por força contrária, não conseguem encaminhar os estudos como querem. Há casos de alunos que, mesmo com pouco formação escolar, sobressaem em algumas áreas, fazendo cursos e tornaram-se grandes profissionais.
Contudo, para uma parte, por falta de "disciplina" na vida, não aproveita as oportunidades e veem, com o passar do tempo, a distância entre o que sonhou e o que conseguiu realizar.
O meu recado, o segredo que deixo aqui, é que ainda dá tempo. O "poder" de mudar a sua vida e dar um significado a ela está em suas mãos. Se você ainda é estudante ou ainda vê nos estudos possibilidades de dar o sentido que aquece o seu coração, não hesite.
Alie-se a pessoas motivadoras, leia, escreva, estude, organize-se. Ainda dá tempo. Se não pode ir à escola, veja a possibilidade de estudar on-line. Faça cursos. Acredite!
E se você precisa de uma orientação, pode contar comigo. Mande um e-mail, uma mensagem no WhatsApp, comente aqui no blog.
Deixe-me contar um caso pessoal: Eu formei em 1996, no Ensino Médio. Em 1998 eu era entregador de ferramentas em uma empresa. Até que um dia fui entregar ferramentas na UFMG. Vendo estudantes com pastas e mochilas, entrando nos prédios dos cursos. Daí pensei comigo: "POR QUE ELES E NÃO EU?". Esse dia mudou a minha vida. Estudei, formei e realizei sonhos através da educação.
O sentido que dei à minha vida: Ser educador! E fomentar os sonhos dos que a vida me permitir!
A sua história é você quem escreve e é você quem vive!
POR QUE ELES E NÃO VOCÊ?
Grande abraço e sucesso!
Wemerson Oliveira.
(31) 9. 7232-7282 Instagram: @osegredodamatemaica
Comments