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Foto do escritorProfessor Wemerson Oliveira.

Exercícios Números Racionais e Álgebra


1. Conceitue Números Racionais.

São números que podem ser escritos na forma de fração. Como a fração também é conhecida como Razão, daí o nome Números racionais. Os números racionais podem ser escritos na forma de fração, número decimal e porcentagem. E podem ser positivos ou negativos.


Importante acrescentar que:

Números decimais com casas decimais infinitas periódicas são racionais.

Números decimais com casas decimais infinitas não periódicas não são racionais. A esses números chamamos de Irracionais.



2. Dê exemplos de 3 números racionais, sendo que cada um deve ser escrito na forma de Fração, Decimal e Porcentagem.

0,3 → 3/10 → 30%

0,25 → 1/4 → 25%

2,4 → 24/10 = 12/5 → 240%



3. Resolva e dê os resultados das seguintes operações:

a. 0,12 – 2,25 = -2,13

Subtraia normalmente, parte decimal sobre parte decimal.

Conserve o sinal do número de maior módulo.



b. 1/3 + 2/5 = 11/15

Faça o MMC de 3,5 = 15, para que tenhamos frações com mesmo denominador.

Encontre os numeradores equivalentes (divida MMC com denominador e multiplique com numerador) e realize as contas nos numeradores



c. 1/4 +3/4 – 0,75 = ¼

Transforme o número decimal em fração. Ou as frações em números decimais.


d. 0,25 . 1/8 = 1/32

Transforme 0,25 em fração = ¼

Multiplique numerador com numerador, denominador com denominador.


e. 1/2 : 5/4

Inverta sempre a segunda fração. 1/2 . 4/5

Multiplique numerador com numerador e denominador com denominador.

Simplifique

4/10 = 2/5


f. 1,5 : 0,3 = 5

Divisão de racionais com o mesmo número de casas decimais: transforme em número inteiro. Logo 1,5 : 0,3 = 15 : 3 = 5


g. 0,45: 0,03 = 15

Divisão de racionais com o mesmo número de casas decimais: transforme em número inteiro. Logo 45:3 = 15


h. 6 : 0,15 = 40

Divisão de racionais com o mesmo número de casas decimais: transforme em número inteiro. Quando o número de casas decimais for diferente, acrescente um algarismo zero na parte decimal.

Logo: 6 = 6,0 = 6,00. Daí temos 0,600 : 0,15 = 40


4. Dê o conceito e exemplos de expressões algébricas e equações algébricas

Expressões:

Expressões algébricas são combinações de números, variáveis (letras que representam números desconhecidos) e operações entre eles.

Essas expressões são usadas para descrever relações matemáticas de maneira geral, sem atribuir valores específicos às variáveis.


Os números que aparecem multiplicando ou dividindo a variável são chamados de coeficiente.

3x + 8



Equações:

São igualdades de expressões algébricas.

O que permite calcular o valor da incógnita. Exemplo: 2x + 2 = 12



5. Quais são os coeficientes, números e incógnitas nas equações a seguir:

a. 3x – 5 = 8

Coeficiente: 3

Números: - 5 e 8.

Incógnitas: x


b. x/5 – 6 = 10

Coeficiente: 1/5

Números: - 6 e 10.

Incógnitas: x



6. Determine o valor da incógnita em cada equação a seguir:

a. 4m – 1 = 7

4m = 7+1

4m = 8

m = 2


b. 3m – 9 = 11

3m = 11 + 20

3m = 20

m = 20/3


c. 3x + 2 + 4x = + 9

7x + 2 = 9

7x = 9 – 2

7x = 7

X = 1


d. 5m – 2 + 12 = 6m + 4

5m + 10 = 6m + 4

5m – 6m = 4 – 10

- m = -6

m = 6


e. 4m – 7 = 2m – 8

4m – 2m = -8 + 7

2m = -1

m = -1/2


7. É correto afirmar de x = 5 é raiz de 2x + 2 = x +8?

Palavrinha mágica: Substituição. x = 5.

2.5 + 2 = 2 + 8

12 = 10 (Falso)


8. O valor da incógnita x = 3 é raiz de qual equação:

a. 2x +5 = 10

b. 3x – 1 = 9

c. 4x + 4 = 16

d. 3x = 0

Palavrinha mágica: Substituição.

X = 3 → Letra C: 4.3 +4 = 16.


9. O que são equações equivalentes?

São equações com números ou coeficientes diferentes, mas que possuem o mesmo resultado (raiz)



10. É correto afirmar que 2x + 4 = 10 é equivalente a x + 2 = 5?


Sim. Possuem a mesma raiz. X = 3


11. Dê uma equação equivalente a x + 2 = 8

Podem ser infinitas. Uma delas é → 3x + 6 = 24


12. Leia a situação-problema a seguir, escreva uma equação que a represente e resolva-as:

a. A idade de Carlos, adicionada a 12 é igual a 20. Qual a idade dele?

1º passo: Atribua uma incógnita: Idade de Carlos → x

2º passo: Escreva uma equação, com base nos dados:

X + 12 = 20

3º passo: Resolva a equação

X + 12 = 20

X = 20 – 12

X = 8


b. Em uma sala de aula, o dobro do total de meninos, adicionado quantidade de meninas, que é 8, resulta em 30. Quantos meninos e qual o total de alunos dessa turma.

1º passo: Atribua uma incógnita: Total de meninos → x

Dobro do total de meninos: 2x.

2º passo: Escreva uma equação, com base nos dados:

2x + 8 = 30

2x = 30 – 8

2x = 22

X = 22/2

X = 11.

Resposta: 11 meninos e 8 meninas. Total de alunos: 19.

3º passo: Resolva a equação


c. Maria tem 5 reais. Se ela tivesse o dobro do valor que sua prima tem, juntas teriam 12 reais. Quanto reais sua prima tem?


1º passo: Atribua uma incógnita: Valor que a prima da Maria tem → x

Dobro do valor da prima: 2x

2º passo: Escreva uma equação, com base nos dados:

3º passo: Resolva a equação

2X + 5 = 12

2x = 12 – 5

2x = 7

X = 7/2

X = 3,5


Resposta: A prima de Maria tem R$ 3,50.




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1件のコメント


Alephy Barros
2023年8月21日

Acertei tudo B)

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