1.
20x4,5 = 90
26x3,3 = 85,8
Logo a economia será de R$ 4,20
2.
A operação fica: 4,6 + 12x3 = 4,6 + 36,00 = R$ 40,60
3.
Pelo teorema fundamental da divisão: 24 x 62 + r = 1529.
Daí: 1488 + r = 1529 → r = 41
4.
qx3 + 2 = 824 → 3q = 822 → q = 274.
5.
1º irmão = x; 2º irmão = x+2, 3º irmão = x + 4, 4º irmão = x+6.
Logo: x + x + 2 + x + 4 + x + 6 = 32
4x + 12 = 32 → 4x = 20 → x = 5
6.
216 – 35 = 181. E 181 – 89 = 92
7.
280x10 + 207x12 + 113x15 = 2800 + 2484 + 1695 = 6.979
8.
Vamos fazer o inverso: 48:8 = 6x12 = 72.
9.
(x+8):4 = 7. Logo: x + 8 = 28 → 20
10.
(N – 25)x7 = 140 → n – 25 = 20 → n = 45.
11.
Área construída: 4x
Área livre: x
Área construída + área livre = 450 → 4x + x = 450 → 5x = 450 → x = 90.
Área construída = 4x = 360 metros.
12.
Comece atribuindo x ao que tem menor valor. Rogério fez menos.
Rogério: X
Rafael: x + 3
Roberto: (x + 3) + 13
A soma das partes é igual ao todo. Logo: x + x+3 + x +16 = 100
→ 3x + 19 = 100 → 3x = 100 – 19 → 3x = 81 → x = 81:3.
→ x = 27.
Rafael: 30.
13.
Karina: x
Cristina: x + 8
Pedro: (x+8) + 8 = x + 16.
Daí: → x + x+8 + x + 16 = 42
3x + 24 = 42
3x = 18
X = 6.
14.
Primeira analise: K é do tipo 3x. Exemplos = 3, 6, 9, 12, 18...
Segunda analise: é par.
O número 12 atende à essa condição.
O quadrado de 12 é 144, que é múltiplo de 18.
Outra análise. O número se encaixa no critério de múltiplos de 6.
Todos os múltiplos de 6 são múltiplos de 18.
15.
Usando o princípio de atribuir uma incógnita ao valor menor e relacionando os demais valores a ele.
Gisela e Isabela receberam o mesmo valor.
Gisela: x
Isabela: x
Marco: x + 2.
Daí: → x + x + x + 2 = 26.
→ 3x = 24. → x = 8.
16.
Vou ensinar de um jeito diferente, com uma dica (segredo).
Usando o principio de atribuir incógnita ao menor valor:
Menor valor: x.
Valor maior: x + 12 (pois a diferença entre eles é 12, logo o maior é 12 unidades a mais).
Daí: → x + x + 12 = 40. → 2x + 12 = 40 → 2x = 28 → x = 14.
E x+ 12 = 26.
17.
Comece pelo numero em questão, chamando-o de x.
Número pensado: x
Triplo de um número: 3x.
Daí → 3x + 64 = 100 → 3x = 36. → x = 12.
18.
Total de filhos: x
Total de filhas: y
Cada filha tem: (y – 1) irmãs e x irmãos.
Cada filho tem: (x – 1) irmãos e y irmãs.
Daí, podemos montar o seguinte sistema.
y – 1 = x/4.
x – 1 = 3y.
Um segredo para sistemas que tem fração e usar a multiplicação.
y – 1 = x/4. Multiplicando tudo por 4, temos que: 4y – 4 = x
x – 1 = 3y. Isolando o x, temos que x = 3y + 1.
Pelo método da comparação.
4y – 4 = 3y + 1 → 4y – 3y = 1 + 4 → y = 5.
19.
Logo: Número: x
Consecutivo do número: x + 1.
Daí:
X + x +1 = 183.
2x = 182.
X = 91.
Números 91 e 92.
20.
Sendo x a idade.
3x - 10 = 65
3x = 75.
X = 25.
21.
Júpiter = J. Netunos = N. Terra: T.
J = 23N.
N = 58T
Logo, J = 23x58T. J = 1334
22.
Quatro números consecutivos são x, x + 1, x+ 2 e x + 4. Contudo, fica complexo resolver dessa maneira.
Um caminho alternativo, trabalhoso, mas com contas simples, é fatorar, analisando cada uma das opções.
748: 2 = 374: 2 = 187:11 = 17:17 = 1 (não é esse)
926:2: = 458:2 = 228:2 = 114:2 = 57:3 = 19 (não é esse)
Vamos pular para um número maior:
1680:2 = 840:2 = 420:2 = 210:2 = 105:3 = 35:5 = 7:7 = 1. Vamos pegar os seus fatores, e agrupar estrategicamente: 2x2x2x2 = 8.
2x3 = 6
Temos ainda o número 5 e o número 7.
Colocando na ordem temos: 5x6x7x8 = 1680.
23.
Usando o princípio de começar pelo menor valor, temos que:
Alda: x
Vanda: 4x.
X + 4x = 95.
5x = 95.
X = 19. (Alda)
Vanda = 4x = 76.
24.
Tomando o menor como x (o perdedor), temos que:
Perdedor: x
Vencedor: x + 8.
Os dois: x + x + 8 = 42.
2x = 42 – 8
2x = 34.
X = 17.
Vencedor = 25.
25.
x + x + 5 = 61.
2x = 56.
X = 28.
26.
Soraia e Sílvia são as mais novas. E como são gêmeas, temos que:
Soraia: x
Sílvia: x
Sara: x + 7 ( 7 anos quando as gêmeas nasceram).
Daí:
x + x + x + 7 = 37.
x= 10.
27.
O primeiro: x
O segundo: 2x
O terceiro: 2x + 20.
Total: x + 2x + 2x + 20 = 5x + 20.
Não é possível determinar o tamanho da ripa, ficando-o em função do valor de x.
Podendo ser escrito assim: Tamanho da ripa: f(x) = 5x + 20.
28.
Faça organizadamente e com o uso de incógnitas e parênteses.
Número: x
(x + 8) . 8 = 96.
(x + 8) = 96:8
X + 8 = 12.
X = 4.
29.
Pode ser feito com o auxilio da álgebra ou alisando as opções. Lembrando que, pela análise do exercício, o número tem que ser múltiplo de 4.
Resposta: 36x2 + 18 + 9 + 1 = 72 + 18 + 10 = 90 + 10 = 100.
30.
Primeiro lote: x
Segundo lote: 2x
Terceiro lote: 2x + 100
Total: 5x + 100 = 2100
5x = 2000 >> x = 400,
31.
12 e 4, pois, 12 + 4 = 16 e 12- 4 = 8, logo 12+4 = 2(12-4).
32.
O tempo total é 90 segundos. A diferença de partida entre eles é de 10 segundos. Letra B.
33.
x: a quantidade do produto comprado;
Por semana: Essa pessoa gasta 10.x + 6.
Após o aumento de 20%: o produto passou a custar 12 reais,
A pessoa passa a levar x-2 produtos, sendo a mesma quantia.
Temos que: 12.(x-2) = 10x + 6 X = 15
Logo: 10 . 15 + 6 = 156 reais. Letra b.
34.
Devemos montar um sistema, usando as incógnitas J= Jorge, P = Paulo e M = Marcos.
Relacionando os valores:
J + M = 110
J + P = 73
M + P = 65
Isolando M na ultima linha e substituindo na primeira, temos que
M = 65 - p E J + 65 – P = 110 >> J – P = 45.
Teremos o seguinte sistema
J – P = 45
J + P = 73
Somando as duas linhas;
2J = 118;
J = 59. Letra C.
35.
Sendo x o peso da alimentação, a R$ 46,00o quilo.
Vamos determinar o valor de x, para que x.46 = 29,9.
X = 0,65 ou 650 gramas.
Para ser vantajoso o valor fixo, deve-se consumir acima de 650 gramas, ou seja, 651 gramas.
36.
Na primeira situação temos que o percurso é de 6.n
Na segunda situação, 4 dias a menos e 1 km a mais, fica: 7(n-4).
Sendo igual o dois dias, temos que 7(n-4) = 6n. daí:
7n – 28 = 6n
n = 28.
Terminando dois dias antes da corrida, 29/12, teria que começar dia 01/12.
37.
Interpretando as informações, temos que:
A soma dos 6 tonéis é 119 litros.
A quantidade de leite (L), desconsiderando duas vezes o total de chocolate (C), logo L= 2c.
Retirando o tonel de nata, restam 5 toneis que, pelas informações do texto, é múltiplo de 3, pois:
L + C = 2C + C = 3C.
Das opções, temos que 119 – 20 = 99 (múltiplo de 3). Logo o tonel de nata é de 20 litros.
Letra D.
38.
Temos que achar divisores de 90, pois é o total de funcionários em cada setor.
Dentre os divisores, devemos encontrar os que se encaixam na condição, de que cada funcionário de um setor recebeu 4 a mais que o do outro setor.
D(90) = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, ..., 90}
Daí percebe-se que entre a diferença entre os divisores 2 e 6 é igual a 4.
Portanto 45x2 = 90 (Setor de planejamento)
15x6 = 90 (Setor de atendimento)
Letra A.
39.
Quantidade de bolinhos com 500 g de açúcar: 500/100 .12 = 60 bolinhos
Quantidade de bolinhos com 200 g de manteiga: 200/50 . 12 = 48 bolinhos
Quantidade de bolinhos com 5 kg de farinha: 5000/400 . 12 = 150 bolinhos
Quantidade de bolinhos com 4 L de leite: 4/0,5 . 12 = 96 bolinhos
Portanto, a maior quantidade de bolinhos possível é 48
40.
Sendo x = metade do preço da camisa.
2x = preço da camisa.
Para levar duas camisas ele pagaria 4x, mas só paga 3x (uma camisa mais metade do preço da outra). Então o desconto é de x, ou seja, 1/4 do valor.
Portanto, economizando 1/4 , ele pode levar quatro e pagar 3.
41.
Podemos associar assim:
JO = RE < JU
FE = JU,
Logo JO = RE < FE. Logo, letra A.
42.
Podem ser os seguintes números:
1+ 5; 2 + 4; 3 + 3. Destes, o maior produto é 9. Portanto, múltiplo de 3.
Considerando números negativos. Temos:
9 + (-3) = 6. Produto 9.(-3) = -27
Ou 12 + (-6) = 6. Produto 12.(-6) = -72.
E assim por diante.
Em todos esses casos o produto também é múltiplo de 3.
43.
Realizando as operações inversas, temos
12:3 = 4 >> 4+12 = 16 >> 16x4 = 64 >> 64 – 39 = 25.
Letra e) quadrado perfeito.
Lembrando que quadrado perfeito são números resultantes de uma potência de expoente 2 (25 = 5²)
44.
Usando letras para representar, temos:
(x² - x):x = x - 1.
Letra e) ao número menos 1.
45.
Considere A= {105, 110, 115, ..., 1.000}. Exceto os que repetem algarismos.
B é subconjunto de A, mas com soma 9. B = {135, 190, 315, 405, ..., 810}.
Daí, temos que 135 + 810 = 945. Letra e.
46.
Sendo v: o valor por hora e x: o total de horas. Podemos montar o seguinte sistema:
v.x = 60
*[Os valores possíveis para v e x são: {1,60}; {2,30}; {4, 15}; {5,12}; {3,20} e {6,10}. E vice e versa.
(v – 4).(x +4) = 60 à vx + 4v – 4x – 16 = 60
Vamos resolver o sistema.
vx = 60
vx + 4v – 4x – 16 = 60
Substituindo vx = 60:
60 + 4v – 4x – 16 = 60
Cancela 60 dos dois lados e muda – 16 de lado, temos:
4v – 4x = 16 à Divide os dois lados por 4.
v - x = 4
Um caminho é continuar resolvendo o sistema, mas dentre os valores possíveis *,
temos que v = 10 e x = 6. Letra a.
47.
3A + A + B = 13 à 4A + B = 13. * [possíveis valores para A: 1, 2 ou 3]. Como o número tem que ser maior que 792, temos que A = 3 e o número é: 931
Prova: 931 – 792 = 139.
48.
1ª troca: Ele dá 9 palitos. Ganha: 3 sorvetes. Sobram 2 palitos.
Após consumir os 3 sorvetes, passa a ter 5 palitos.
2ª troca: Dá 3 palitos. Ganha 1 sorvete. Sobram 2 palitos.
Após consumir esse sorvete, passa a ter 3 palitos. O que dá direito a uma 3ª troca.
3ª troca: Dá os últimos 3 palitos. Ganha: 1 sorvete.
Total: Ele toma 5 sorvetes de graça.
49.
A + B = 2(A – B): Monte uma equação com a situação.
A + B = 2A – 2B: Resolva a propriedade distributiva. E resolva a equação.
A – 2A +B + 2B = 0
-A + 3B = 0
3B = A. Logo, o maior é o triplo do menor.
50.
{[(X – 2).3/5 + 1].2 -1}.3 = 21
[(X – 2).3/5 + 1].2 -1 = 7
[(X – 2).3/5 + 1].2 = 8
(X – 2).3/5 + 1 = 4
(X – 2).3/5 = 3
X – 2 = 5
x = 7
Letra C